Você conhece o método bumerangue?

Se você ainda não ouviu falar, a Embapel quer te apresentar mais uma possibilidade de economia aliada à sustentabilidade, o Método Bumerangue.

Como o próprio nome já diz, está é uma ação que se baseia no envio e no retorno de materiais reciclados, ou seja, o que iria para o lixo como papéis, plásticos e embalagens volta como insumos para a organização. O Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre já adotou esta prática e, já no primeiro mês, se observou uma enorme economia, onde plásticos e papéis descartados voltaram como papel higiênico e sacolas de lixo para uso em diversos setores .*

Esta prática pode ser adotada por diversas empresas e para alguns tipos de materiais, mas antes da sua implantação é preciso passar por 3 etapas, que são elas:

– Análise Prévia;
– Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica;
– Implantação;

Na Análise Prévia é realizado um diagnóstico e desenvolvimento do projeto com Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Após essa etapa, é realizado um planejamento, onde são verificados os tipos de materiais a serem transformados, que podem ser papéis, papelões, plásticos, vidros e orgânicos. Além de retornar como insumos, é possível ter a geração de energia (biológicos e plásticos inservíveis) a partir de uma estrutura e planejamento. O método só traz vantagens, e mais do que uma atitude de responsabilidade ambiental, este método afeta positivamente as áreas econômicas, sociais e operacionais do seu negócio.

 

 

 

 

 

Para maior sucesso na implantação, é preciso ter o apoio de empresas responsáveis e que entendam de matérias-primas e de processos de reciclagem. A Embapel realiza desde a coleta até o preparo de resíduos, para que você possa economizar mais e assim ajudar a cuidar do meio ambiente, com descarte responsável e logística reversa. Quer proporcionar uma mudança social, ambiental e econômica na sua empresa? Nós podemos ajudar!

*Fontes: https://setorsaude.com.br/projeto-bumerangue-reforca-a-sustentabilidade-do-hospital-moinhos-de-vento/
Direitos de Processo de patente: BR102018069768-4 da Falcade.

Posted in Cadeia Produtiva da Reciclagem, Insumos, Matéria-Prima, Meio Ambiente, Reciclagem, Sustentabilidade.