3 tendências de sustentabilidade para 2022 (e para o futuro)

O futuro representado na animação dos ‘‘Os Jetsons’’ chegou em muitos segmentos, temos a internet das coisas, apps que facilitam nossa rotina de maneira extraordinária e até mesmo o ensino à distância. Hoje, os chamados relógios smartwatch se tornaram nossos parceiros diários, podemos ter o controle de batimentos cardíacos, agenda de compromissos, percursos percorridos, músicas e muito mais (em nosso punho). Porém, algo que ele não faz, é nos mostrar o quanto poluímos… Já pensou sabermos o quanto de plástico já descartamos no dia?

Bom, enquanto algumas funções não fazem parte das tecnologias modernas, nós precisamos fazer algo ainda muito tradicional, e fácil, que não é necessário nada além de boa vontade e informação: Reciclar ♻

Cada vez mais empresas trabalham em prol de formas mais sustentáveis, como as energias limpas e produtos biodegradáveis. A sustentabilidade está em tudo, seja na bicicleta que utilizamos para deslocamento, ou no shampoo em barra que não possui embalagem plástica. Porém, quando feita uma análise nacional, e até mesmo global, falta muito para chegarmos em resultados satisfatórios. Mas as expectativas são motivadoras, e as tendências para um próximo ano mais verde, ainda mais.

Separamos três tendências que chegaram para ficar em 2022, confira:

💡 Energia limpa – Parece manjada, mas pode ter certeza: será ainda mais realidade. Isso porque a partir dos compromissos assumidos pelos governos das principais economias do mundo, em parceria com a ONU, a demanda por energia de fontes renováveis vai crescer em um ritmo animador nos próximos anos, onde, no Brasil, podemos esperar um crescimento de 30% até 2025. Mas saiba que mesmo com a energia solar e outras, nada como a luz natural de um lindo dia de sol para iluminar os ambientes #ficadica.

🏠 Home office – Você deve se perguntar o que trabalhar em casa influencia em temas como sustentabilidade? Bom, influencia sim, e muito, quando é adotado de forma massiva. O home office fez reduzir o consumo de energia elétrica das empresas, diminuindo a pressão por energia oriunda de matrizes térmicas, responsáveis por emitir gases de efeito estufa¹. E não para por aí, reduziu também a demanda por transportes que se utilizam de combustíveis fósseis, um dos vilões do meio ambiente. Por isso, mesmo depois da pandemia, ficar em casa poderá salvar muitas vidas do nosso ecossistema.

🛍 Consumo sustentável – Além das dicas que já compartilhamos por aqui em nosso blog, sobre antes de comprar refletir se você realmente precisa de determinado produto, queremos trazer essa tendência para quem precisa realizar a compra. Os produtos sustentáveis, muito mais do que uma tendência atual do mercado, se tornarão o padrão de consumo. E em todos os segmentos: moda, decoração e onde a tecnologia permitir. E exemplos é o que não faltam: carros elétricos, cosméticos veganos, canudos reutilizáveis, papéis reciclados, plásticos biodegradáveis e muito mais.

Então… pronto para entrar o 2022 de verde em prol da sustentabilidade? A Embapel quer, assim como nos últimos anos, estar ao seu lado, trabalhando para que possamos juntos e, a cada dia, mudar o mundo através da reciclagem!

Fonte Pesquisada: https://verdadessustentaveis.com/10-tendencias-para-sustentabilidade-em-2022/¹

Entre em contato

Posts Relacionados

Coleta Seletiva Viva

Se você é morador da capital dos gaúchos, ou da região metropolitana, precisa conhecer essa campanha que está renovando mais do que plástico; renovando a