4 de outubro, talvez a data mais sustentável no Brasil

Um dia, que representa muitos. 

Uma data que carrega tudo aquilo que devemos cuidar todos os dias. Não é exagero dizer que é a data mais sustentável do nosso Brasil. Até mesmo mais do que o dia da Amazônia? SIM! 

No 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Dia da Ecologia. Dia da Natureza. Mas você sabe o porquê de cada um desses dias? Nós vamos de explicar:

🐨 DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS – Não é só o seu cachorro, gato ou hamster que merece carinho. Todo e qualquer animal merece, nesse dia e sempre. A data é comemorada há muito tempo, desde 1930, e foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226, o santo protetor dos animais. A decisão foi tomada pelo Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. E se engana quem acha que a data é só para ‘‘bonito’’, ela nos faz lembrar o quanto TODOS os animais são importantes e merecem amor, carinho e cuidado, pois segundo a Declaração Universal dos Direitos dos Animais aprovada em 15 de outubro de 1978, pela Unesco, os nossos peludos têm direitos como nós humanos.  

🌎 DIA DA ECOLOGIA – Se engana quem pensa que é só de terra e animais que se sustenta a ecologia. Todo o processo natural é estudado por ela. Se trata de um ramo da biologia que estuda a interdependência e a teia de relações dos elementos naturais que sustentam a vida, então, todos os seres vivos se relacionam. Ou seja, a vida gira em torno dela, e tudo está conectado, nós, as plantas, os animais, a natureza, os frutos e tudo que temos na natureza. Então você já sabe, antes de derrubar uma árvore, descartar lixo em rios, matar vegetações ou insetos, lembre-se: Isso vai influenciar no modo como vivemos. 

🌱 DIA DA NATUREZA – Uma data criada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. A poluição dos recursos hídricos, da atmosfera, dos solos, bem como o desmatamento e as queimadas são alguns dos problemas enfrentados pela natureza atualmente. Mas todos os dias podemos mudar essa realidade. Ações estão sendo feitas para reverter as consequências de nossos atos e cada dia faz diferença para o nosso meio ambiente. 

Agora que você já sabe o significado de cada data, pode comemorar do jeito certo e integrar todas as comemorações em uma única celebração. Afinal, natureza, animais e ecologia tem tudo a ver conosco aqui na Embapel, pois #aquisemudaomundo🌳

Entre em contato

Posts Relacionados

Venha fazer parte do BID Lab

O BID Lab, Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, está à procura de empreendedoras da América Latina e do Caribe para participar do