5 ideias para, em 2021, você também deixar o planeta mais sustentável

Ano novo, vida nova. Fazer metas para o ano que chega é uma prática comum de todo mundo. A cada ano, inserimos novos desafios pessoais, mas com essa mudança de mentalidade e atitude será que a sustentabilidade ganhou uma linha nessa lista?

Vamos te dar ideias que vão unir suas metas de 2021 com o cuidado ao futuro das próximas gerações através do meio ambiente.

Primeiro, faça a lista de suas metas, se planeje, veja o que você quer mudar e o que pode melhorar e, aí sim, inclua essas dicas que podem ser muito benéficas:

🚲 + EXERCÍCIO – POLUIÇÃO: Claro que, para grandes distâncias, veículos automotores como carros e motocicletas são a preferência, devido a falta de qualidade no transporte público. Mas já pensou usufruir de outros meios de transporte como os patinetes elétricos, bicicletas e (por que não) skate, patins e outros que podem estar aliados a sua meta de ser fitness em 2021?  Diminuir a emissão de gases poluentes é essencial para a qualidade do ar, e os benefícios já podem ser vistos em diversas cidades pelo mundo com a diminuição da população nas ruas durante a pandemia.

🍎+ SAÚDE – EMBALAGENS: Se reeducação alimentar é sua meta para 2021, essa dica é para você. Consuma mais alimentos sem embalagens, como frutas, legumes e até mesmo produtos a granel como grãos, assim o consumo de plástico é reduzido de forma significativa. Ah, e não esquece de usar sua ecobag quando for realizar as compras. 

💸 + ECONOMIA – CONSUMO: Para quem quer economizar ou comprar a casa própria, essa dica é essencial. Não compre produtos sem necessidade. Trocar o celular a cada novo lançamento é mesmo necessário? NÃO. Aquele computador realmente precisa ser trocado? NÃO. Às vezes nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade e, com isso, o aumento de resíduos eletrônicos e embalagens aumentam de forma agressiva ao meio ambiente. Por isso, antes de comprar, reflita. 

🗑 + REAPROVEITAMENTO – LIXO:  Doações e usar a técnica de upcycle (dar uma nova utilidade à um produto que iria para o lixo) são grandes aliados para roupas, objetos e móveis usados, antes de descartar, pense… “será que não posso doar ou customizar”? Será que os paletes velhos não dariam um lindo sofá? Antes de jogar algo no lixo pense se realmente não pode ser restaurado ou reutilizado de alguma outra forma. 

♻ + NOVAS ESCOLHAS – SEMPRE O MESMO: Opte por marcas e produtos que tem como objetivo ajudar o meio ambiente, como escovas de bambu, produtos veganos e empresas que utilizam embalagens biodegradáveis, estas precisam estar entre suas escolhas nas gôndolas de supermercado. Você viu que os shampoos em barra estão em alta e não geram embalagens? Uso de refis também é outra estratégia de marcas de cosméticos que ajudam na redução de embalagens. Empresas que fazem testes em animais, consomem recursos naturais de forma excessiva e não se responsabilizam por seus produtos que são descartados não terão vez nem em 2021, nem no futuro. 

Quer ver mais dicas para se inspirar em sua lista de 2021? Então acesse outras matérias em nosso blog e venha conosco, porque aqui se muda o mundo 🌳

Entre em contato

Posts Relacionados