Descarte e destruição de documentos empresariais

Imagem de Post - Empabel

Toda empresa utiliza mensalmente centenas e milhares de folhas de papel para impressões de documentos. Ao longo dos anos, se acumulam os mais diversos tipos de documentos, demonstrações contábeis, notas fiscais, recibos, atas de reuniões e muitos outros. Porém, não se pode simplesmente jogar os documentos em lixo comum, isso, porque existe o risco de ter dados importantes divulgados.

Uma maneira de saber quais são os documentos que podem ou não ser descartados é através da tabela de temporalidade documental que em resumo determina:
– Os prazos de manutenção dos documentos no arquivo corrente operacional;
– O tempo que eles devem ser transferidos ao arquivo intermediário (estoque);
– E o período em que eles devem ser mantidos neste arquivo intermediário para depois serem descartados.

Abaixo, um exemplo de uma tabela que auxilia no controle e determina o que será destruído ou não:

Existem formas corretas de realizar esse descarte com segurança e responsabilidade. Procure empresas que realizam a emissão de certificados que garantem, legalmente, a destruição completa e definitiva deste tipo de material. A Embapel, comprometida com a segurança dos seus parceiros, garante a confidencialidade no processo de destruição, de maneira ágil, eficiente e segura.

LEMBRE-SE: Se necessário o descarte imediato sem o auxílio de empresas especializadas, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Evite simplesmente amassá-los ou rasgá-los, utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.

O descarte e destruição de documentos empresariais, mais que um cuidado com as informações da sua empresa, é um cuidado com o meio ambiente.

Entre em contato

Posts Relacionados

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono refere-se à quantidade total de gases de efeito estufa, expressa em equivalentes de dióxido de carbono (CO2e), emitidos direta ou indiretamente

Novos horários de descarregamento

Caro cliente, por favor, veja abaixo os nossos novos horários de descarregamento: Recebimento TURNO DA MANHÃ:Das 08:00 às 11:30Durante o período das 11:31 às 12:00,