Mercado regulado de carbono? Bom para o Brasil.

Já faz um tempo que vem se escutando sobre o mercado do carbono e seus impactos. Mas será em 2023 que (possivelmente) sairá do papel o Projeto de Lei que estabelecerá o mercado de carbono regulado no país. O projeto encontra-se no Congresso Nacional, que discute a conciliação entre interesses políticos, econômicos, sociais e ambientais. Entre tantas incertezas, uma convicção: em relação ao mecanismo adotado, chamado “cap and trade”.

Cap and trade trata-se de uma estratégia de mercado utilizada para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e abordar a mudança climática. Este mecanismo estabelece um limite ou máximo de emissões permitidas em um determinado setor da indústria e possibilita que as empresas intercambiem direitos de emissão entre si. Mas quais são os benefícios para o Brasil? Entre tantos pontos, a agricultura terá grandes oportunidades.

O mercado de carbono vai abrir as portas das práticas de agricultura regenerativa, uma abordagem sustentável para a produção de alimentos que busca melhorar e regenerar os recursos naturais, promover a biodiversidade, aumentar a resiliência dos agroecossistemas e reduzir o impacto ambiental. Diversas terras no Brasil possuem áreas degradadas que podem ser recuperadas para produção sustentável – ativos ambientais incomparáveis no mundo a serem preservados e valorizados, áreas produtivas com oportunidade de melhoria em eficiência e produtividade com maior qualidade de nutrientes e fixação de carbono no solo.

A Embapel trabalha em prol de uma comunidade mais sustentável, pró-ativa e apoiamos toda e qualquer ação ESG do governo e das empresas privadas, pois são desses poderes que começam as maiores mudanças e incentivo para a sociedade.

*Fonte da pesquisa:
https://exame.com/bussola/mercado-regulado-de-carbono-pode-alavancar-agricultura-regenerativa/

Entre em contato

Posts Relacionados

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono refere-se à quantidade total de gases de efeito estufa, expressa em equivalentes de dióxido de carbono (CO2e), emitidos direta ou indiretamente

Novos horários de descarregamento

Caro cliente, por favor, veja abaixo os nossos novos horários de descarregamento: Recebimento TURNO DA MANHÃ:Das 08:00 às 11:30Durante o período das 11:31 às 12:00,