O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono refere-se à quantidade total de gases de efeito estufa, expressa em equivalentes de dióxido de carbono (CO2e), emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto ao longo de seu ciclo de vida. Esses gases incluem não apenas o dióxido de carbono (CO2), mas também outros como o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), que têm impactos significativos no aquecimento global. O que nos faz entender um pouco o motivo das altas temperaturas que vivemos atualmente. 

Mas, não para por aí, a pegada de carbono é uma medida abrangente que engloba emissões associadas a atividades cotidianas, como transporte, consumo de energia, produção de alimentos, entre outras. É calculada levando em consideração todas as fases do ciclo de vida de um produto ou serviço, desde a extração de matérias-primas até o descarte final. Por isso os esforços diários em buscar formas mais limpas de geração de energia e de transportes. 

Existem dois tipos principais de pegada de carbono:

🍃 Pegada de Carbono Direta (ou Pegada de Escopo 1): Refere-se às emissões de gases de efeito estufa provenientes de fontes de propriedade ou controladas diretamente pela pessoa ou organização. Isso pode incluir emissões de veículos próprios, instalações de produção, entre outros.

🍃 Pegada de Carbono Indireta (ou Pegada de Escopo 2 e 3): Refere-se às emissões associadas ao consumo de eletricidade, transporte e outras atividades externas, mas vinculadas às escolhas e decisões da pessoa ou organização. O Escopo 2 envolve emissões indiretas associadas à produção de eletricidade consumida, enquanto o Escopo 3 inclui emissões indiretas de toda a cadeia de fornecimento, viagens de negócios, etc.

A medição e redução da pegada de carbono são práticas importantes para combater as mudanças climáticas, promover a sustentabilidade e orientar a transição para uma economia de baixo carbono. Organizações e indivíduos podem adotar estratégias para minimizar suas emissões e compensar aquelas que não podem ser evitadas, contribuindo assim para um impacto mais positivo no meio ambiente.

A redução desses gases é uma condição que traz melhorias para o mundo, e a reciclagem e a gestão de resíduos também fazem parte de um mundo mais sustentável. A Embapel se dedica à coleta de materiais recicláveis diversos e sua distribuição após um criterioso processo de seleção e enfardamento, priorizando a qualidade do material disponibilizado ao mercado. Os materiais são classificados e acondicionados de acordo com sua futura aplicação, em conformidade com a certificação do órgão ambiental FEPAM. Assim, minimiza a necessidade de extrair novas matérias-primas, economizando energia e reduzindo as emissões associadas à produção. 

Todos podem ajudar o planeta; faça a sua parte optando por empresas, marcas e produtos sustentáveis ao consumir. Escolha energias renováveis, meios de transporte menos poluentes e adote novos hábitos, como o consumo consciente, reciclagem e reutilização. Juntos, podemos mudar o mundo. Fale conosco e confira todos os nossos produtos e serviços.

Entre em contato

Posts Relacionados

Novos horários de descarregamento

Caro cliente, por favor, veja abaixo os nossos novos horários de descarregamento: Recebimento TURNO DA MANHÃ:Das 08:00 às 11:30Durante o período das 11:31 às 12:00,