Reciclagem e Upcycling: Quais as diferenças?

Em uma atualidade na qual repensamos atitudes, comportamentos e consumo, a mudança é constante. A preocupação com o meio ambiente se tornou pauta central de estudiosos, emissoras de televisão e mídias sociais, afinal, todos querem fazer sua parte para reverter os efeitos causados ao ecossistema. Mas será que cada um realmente faz o necessário? A reciclagem, consumo consciente, upcycling, produtos biodegradáveis, cosméticos veganos e muitos outros vieram para ficar. Todos têm a finalidade de diminuir o impacto negativo na fauna e na flora, mas muitas vezes são caros e de difícil acesso. Por outro lado existem dois deles que podem ser aplicados hoje, agora, e sempre em sua rotina: a reciclagem e o upcycling. Podem parecer a mesma coisa, o lixo sendo enviado para o tratamento correto, mas, vai muito além. Entenda abaixo a diferença entre ambas e como podem mudar o meio ambiente e, por que não dizer, a economia. Afinal, ambos impactam diretamente na geração de empregos e em empresas dos ramos, e não só de resíduos, mas de moda e outros, veja:

RECICLAGEM ♻
Aprendemos na escola, nas séries iniciais, realizamos atividades lúdicas para entender sua importância, mas ela cresce cada vez mais e vai além. A reciclagem envolve um amplo processo, não somente de separar o lixo seco do orgânico, mas de TRATAMENTO. Não são apenas latas, garrafas e papéis, são uma matéria-prima. Mas importante entender, para que possam ser reciclados é necessário estarem secos, limpos, por isso estão no LIXO SECO, então grava aí: papel ou papelão sujo de tinta, gordura ou molhado não é reciclado.
O ciclo é simples, os resíduos secos e em condições de tratamento passam pelo processo, perdem valor de certa forma, pois muitas vezes são compactados e acabam se tornando uma matéria-prima de segunda mão. Papéis podem virar novas folhas de ofício A4; papelões, novas embalagens; e até o lixo eletrônico tem seu espaço de volta à cadeia produtiva. Mas lembre-se: a reciclagem envolve tratamento, e os resíduos precisam estar em condições favoráveis para recebê-lo.

UPCYCLING 💎
Enquanto a reciclagem transforma resíduos em matéria-prima, o Upcycling vai além, ele transforma em produto final. É isso mesmo, em produto. Mas, da mesma forma, os resíduos precisam estar em condições limpas para que essa transformação aconteça, pois enquanto na reciclagem se tem a perda de valor, aqui, ele ganha, e muito.

O ciclo se dá a partir de resíduos descartados que são trabalhados para compor um novo produto, seja ele um acessório de moda, item decorativo ou outro, o material será trabalhado de maneira mais requintada, onde ganha valor e compõe um produto que irá direto para as prateleiras ou e-commerces.

O processo tem ganhado espaço, o upcycling está cada vez mais presente na moda, na decoração e em outras áreas. Afinal, todo resíduo, não apenas papéis, plásticos, mas tecidos, retalhos, restos de acessórios, talheres, TUDO pode agregar valor, diferente da reciclagem.

Enquanto indústrias se dedicam à reciclagem de resíduos como aparas de papel, caixas de papelão, restos de tinta e outros, marcas se voltam e abraçam o upcycling. A marca Colibrii trabalha com artesãos das comunidades locais de Porto Alegre (RS), o resultado é a prática do consumo consciente, onde a utilização de tecidos como daquele guarda-chuva descartado ou a lona de caminhão jogada na estrada ganham vida em uma linda peça.¹

E você? Qual das duas práticas já adotou? Ambas proporcionam inúmeras possibilidades, agregando ou gerando valor de formas diferentes. Se você tem empresa, trabalha em órgão público ou faz parte de grupo ou associações, saiba que pode sim fazer parte do processo de mudança. A Embapel quer trabalhar com você diariamente para transformarmos o mundo, juntos. Entre em contato e consulte serviços e produtos como coleta de lixo eletrônico, compra de resíduos sólidos, destruição de documentos e muito mais: clique aqui e fale conosco.

¹http://modasemcrise.com.br/upcycling-12-marcas-que-se-apropriam-dessa-preciosa-tendencia-em-suas-criacoes/

Entre em contato

Posts Relacionados

Coleta Seletiva Viva

Se você é morador da capital dos gaúchos, ou da região metropolitana, precisa conhecer essa campanha que está renovando mais do que plástico; renovando a