Seria o mês de junho, o da reciclagem e da sustentabilidade no Brasil?

Junho marca a virada de um semestre. Metade do ano já se passou, e muitas empresas, e até mesmo atividades pessoais são reorganizadas e repensadas. A reciclagem se torna assunto nessa época por conta de um calendário dedicado ao planeta que abrange desde o meio ambiente e seus recursos até os profissionais que trabalham em prol dele.

Do dia primeiro ao final do mês, atividades, congressos e palestras podem ser observadas em escolas, instituições e empresas com o intuito de incentivar a mudança tão necessária no cotidiano. Veja datas que reforçam o mês mais verde do ano:

☘ 5 de junho Dia do Meio Ambiente:
A data foi escolhida porque no dia 5 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo, importante para nos conscientizarmos sobre a necessidade de preservarmos os recursos naturais. A conferência foi a primeira grande reunião de chefes de estados organizada pelas Nações Unidas para tratar da questão da poluição crescente no planeta.

👥 7 de junho é o Dia Nacional de Luta e Mobilização dos Catadores:
Nesta mesma data em 2001, 3 mil pessoas tomaram as ruas da Esplanada dos Ministérios em Brasília reivindicando os direitos dos catadores de materiais recicláveis. O movimento foi um impulso à luta dos catadores em todo o Brasil lançando a Carta de Brasília, documento que expressa as necessidades do povo que sobrevive da coleta de materiais recicláveis.

🌊 8 Dia Mundial dos Oceanos:
O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92, onde temas voltados a preservar os mares e oceanos foram levantados e colocados como prioridade.

🗞 11 de junho Dia do Aparista:
Você sabe o que faz um aparista? É o profissional responsável pela compra de aparas de papel dos pequenos comerciantes, dos sucateiros, das associações, das pequenas empresas, sobras de produção gráfica, de bancos, de supermercados, de escolas, dentre outros. E, este, o seu dia.

🛒 12 de junho Dia do Sucateiro:
Profissionais muitas vezes esquecidos pela sociedade, mas que mostram seu trabalho diariamente. A reciclagem é a atitude inicial para a mudança na preservação e são os sucateiros fundamentais para o processo e o ciclo da renovação de resíduos e recursos.

Sabemos que são datas únicas, mas que representam trabalhos e atitudes que precisam ser feitas todos os dias do ano. Junho até pode ser um mês para se pensar no futuro, mas lembre: Na Embapel se muda o mundo todos os dias.

Entre em contato

Posts Relacionados

Imagem de Post - Empabel

Big Bags: As grandonas recicladas

Mas, afinal, o que são as Big Bags (você deve estar pensando)? Bom, são sacas contentoras feitas para transportar volumes médios de muitos materiais disponíveis,