Sustentabilidade é nota 10 antes, durante e depois do Carnaval

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, porém certas atitudes precisam ser tomadas antes, durante e depois de cair na folia.

Muitas cidades já colocaram seus blocos e atrações na avenida, outras, estão se preparando para a maior festa do Brasil.
O acúmulo de lixo neste período é, e sempre será algo natural, mas cabe à população pensar com responsabilidade, após as festas que se expandem entre blocos de rua, festas em clubes, desfiles de escolas de samba ou até mesmo comemorações caseiras.

Os resíduos deixados nas ruas ou até mesmo em residências precisam ter um destino correto, por isso, aí vão algumas dicas para o durante e pós-carnaval – e que servem para outras festas que estão por vir.

RECICLAR SEMPRE!
Essa é a mais clichê, mas nosso abre-alas ;D Separar o lixo é essencial. Separe garrafas, latinhas, copos e vidros para a coleta seletiva. A reciclagem economiza energia para futuras produções de materiais, assim como gera empregos diretos e indiretos. Vai para a avenida ou ficou com lixo em casa? Separe para, posteriormente, ser descartado de maneira adequada.

ECONOMIZE LIXO!
Uma boa forma de economizar na quantidade de lixo é utilizar sua própria caneca ao invés de copos plásticos descartáveis. Provavelmente, você deve pensar: Poxa, agora já foi, o que eu faço com esse monte de copos plásticos? Se estiverem limpos, separe e leve até uma empresa de reciclagem. Vai pular carnaval ainda? Leve seu copo de casa (acrílico ou plástico reutilizável). Não tem? Fique sabendo que tem modelos pra lá de divertidos e sustentáveis na internet.

CUIDADO COM AS FANTASIAS!
A alegria do carnaval! Lindas, chamativas, divertidas e… poluidoras.
Muitas delas são cobertas de glitter, brilhos, fitas de todos os tipos e confetes, que desgrudam da roupa e acabam por poluir as ruas, dificultando o processo de limpeza, já que são materiais pequenos e em grande quantidade. Sem contar nas areias das praias, local ainda mais impróprio para o uso dessas fantasias, por acabarem também poluindo o mares. Porém, agora que passou a festa, você deve se pensar: O que faço com minha fantasia? Guarde, e no próximo ano use a criatividade para reutiliza-lá.

CONFETES!
Sua casa ficou cheia de confetes? Na hora é muito divertido, depois, só sujeira. Se os confetes estiverem sujos ou molhados devem ser destinados ao lixo orgânico separados de restos de alimentos, agora, se estão secos e limpos, devem ser encaminhados para reciclagem de papéis. Tem mais festa de carnaval para curtir? Nossa dica é o confete de folha de árvore reciclada, onde você pega folhas secas ou caídas de árvores e com um furador de papel faz a festa. Além de trazer o mesmo efeito do de papel, é 100% sustentável.

Tem um acúmulo de lixo reciclável grande ou trabalha em pavilhão de carnaval?
Fale conosco pelo (51) 3249.0100 ou pelo whatsapp (51) 9968.5380 e vamos transformar o que sobrou do carnaval JUNTOS, pois a alegria de termos um mundo sustentável não pode parar #aquisemudaomundo🌳

Posted in Cadeia Produtiva da Reciclagem, Lixo, Meio Ambiente, Poluição, Reciclagem, Sustentabilidade.