Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis

Profissionais, muitas vezes invisíveis para a sociedade, mas que fazem um trabalho que pode ser visto por todos. São 19 anos de luta para garantir o reconhecimento e respeito que a categoria dos catadores de materiais recicláveis merece. 

No dia 7 de junho de 2001, em Brasília, catadores tomaram as ruas da capital brasileira, durante o I Congresso da categoria, quando também, foi criado o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), com o objetivo de reivindicar seus direitos perante a nação, a partir desse dia a data foi marcada como o Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Desde o Congresso, o movimento começou a impulsionar a luta dos catadores em todo o país, lançando a Carta de Brasília, documento que expressa as necessidades do povo que sobrevive da coleta de materiais recicláveis. 

A categoria, como um todo, é historicamente excluída da sociedade, e muitos profissionais, infelizmente, ainda sobrevivem de forma precária em lixões e nas ruas – uma triste realidade. Desde o surgimento do MNCR se ampliou a luta dos catadores por dignidade, considerando que o trabalho de coleta de materiais recicláveis significa garantir alimentação, moradia e condições mínimas de qualidade de vida para uma parcela da população brasileira.

Nós, da Embapel, entendemos e reconhecemos o quanto cada profissional faz seu papel de forma essencial, transformando diariamente o futuro do planeta através de seu suor diário. Nós somos os seus parceiros, entre em contato pelo (51)3249.0100, (51)999.685.380, embapel@embapel.com.br. Compramos materiais recicláveis e, juntos, podemos mudar o mundo.

Entre em contato

Posts Relacionados