Má gestão da sua empresa, impacto negativo para todos

Imagem de Post - Empabel

Todos sabem que os impactos causados no meio ambiente vêm de um conjunto de ações inadequadas. E esses impactos são ainda mais nocivos quando empresas e indústrias não realizam procedimentos de descarte e responsabilidade ambiental corretamente. Infelizmente, é raro ver empresas que se responsabilizam por suas embalagens quando descartadas após o consumo por clientes, e esse reflexo vemos em diversos países do mundo todo pela quantidade de plástico em oceanos e mares. 

Além do acúmulo de lixo os problemas aumentam em nível global. Não somente os mares, mas o ar também é afetado pela falta de gestão de resíduos. Os impactos ambientais de uma má gestão podem ser vistos em diversos ambientes e de diferentes formas. 

⚠ Poluição hídrica: É caracterizada por qualquer resíduo que altere as propriedades físico-químicas de um determinado corpo de água. Os principais causadores desse tipo de poluição são os efluentes industriais, agrícolas e o esgoto doméstico. Além das ações humanas como descarte incorreto de lixo em praias e lugares com corrente marítima. 

⚠ Poluição visual: Os resíduos descartados em locais como lixões a céu aberto, vias públicas, matagais ou em encostas formam um cenário desagradável, contribuindo para o aumento de doenças e proliferação de insetos e pragas. 

⚠ Alagamentos e inundações: A ausência de gestão adequada dos resíduos pode provocar o entupimento das galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas, elas impedem a passagem da água que retorna para a área urbana.

⚠ Contaminação do solo: Consiste em qualquer mudança na natureza ou na composição da terra decorrente do seu contato com produtos químicos e resíduos. As consequências vão além de tornar o solo  infértil, pode gerar riscos à saúde dos humanos, dos animais e das plantas.

⚠ Aterro sanitário – Quando resíduos que poderiam ser reciclados são destinados a aterros sanitários, esses encurtam a sua vida útil, já que muito resíduo é enviado para lá e afeta sua característica primária. Um exemplo são papéis e papelões que, após contato com outros resíduos orgânicos, perdem seu valor reciclável.  

⚠ Multas e paralisação das atividades – Essas consequências não são ambientais, mas, sim, PARA A SUA EMPRESA, o que afeta a organização como um todo e a vida de funcionários. A legislação brasileira determina penalidades para quem descumprir a lei. Os geradores que não realizarem a gestão poderão pagar multas e penas de reclusão de até 3 anos. Uma vez que o mercado exige das empresas uma produção limpa e sustentável.

A Embapel, comprometida com a questão sócio-ambiental, trabalha ativamente com o GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ♻

Através de processos de captação, transformação e destinação correta de resíduos, nosso objetivo é minimizar impactos ambientais. Entendemos que muitas empresas não possuem o conhecimento necessário para se adequarem, ou não sabem como proceder, por isso, estamos à disposição para ser seu aliado e, quem sabe, gerar RENDA EXTRA para sua organização. E não só empresas, instituições gerais e condomínios ou grandes locais que produzem e descartam um grande número de resíduos nós podemos ajudar.

Entre em contato pelo (51)3249.0100, (51)999.685.380, embapel@embapel.com.br e saiba como fazer parte dessa gestão pelo planeta e, juntos, mudar o mundo.

Fonte: Edição 24 – Página 10 – Informativo SyGeCom 

Entre em contato

Posts Relacionados

Imagem de Post - Empabel

Big Bags: As grandonas recicladas

Mas, afinal, o que são as Big Bags (você deve estar pensando)? Bom, são sacas contentoras feitas para transportar volumes médios de muitos materiais disponíveis,