Eles estão presentes em embalagens que compramos e usamos todos os dias, mas que não damos a devida atenção. Com certeza, você já viu mas não sabia o seu significado (e a diferença que faz no momento do descarte). Bom, depois desse conteúdo você vai olhar os símbolos das embalagens com mais atenção. Existem diversos tipos e categorias, seja para plástico, vidro, metal entre outros, a reciclagem tem um símbolo que a identifica, que também pode ser chamado de símbolo de coleta seletiva. Trata-se de um dos símbolos gráficos mais conhecidos no mundo, facilitando e incentivando a reciclagem de resíduos.
É importante entender que os símbolos são usados para identificar diferentes tipos de materiais que podem ser reciclados e também para incentivar a prática da mesma. Sendo os mais comuns:
♻Símbolo de Reciclável: É representado por três setas em forma de triângulo, formando um ciclo. Esse símbolo indica que o produto ou material é reciclável.
🍾Símbolo de Vidro Reciclável: É representado por um recipiente de vidro sendo colocado em um contêiner. Este símbolo indica que o produto é feito de vidro reciclável.
📰Símbolo de Papel Reciclável: É representado por um retângulo com um círculo no centro indicando um papel sendo reciclado. Este símbolo indica que o produto é feito de papel reciclável.
🧴Símbolo de Plástico Reciclável: É representado por um triângulo com um número no centro, que varia de 1 a 7. Cada número representa um tipo específico de plástico que pode ser reciclado. Sendo a numeração identificada:
🥫Símbolo de Metal Reciclável: É representado por um círculo com setas apontando para dentro, indicando que o metal pode ser reciclado. Este também tem suas categorias, já que alguns materiais têm utilização específica, sendo eles:
🍅Símbolo de Material Orgânico Reciclável: É representado por um círculo com uma folha verde no centro. Esse símbolo indica que o produto é biodegradável e pode ser compostado.
Esses são apenas alguns exemplos de símbolos de reciclagem. É importante observar que a presença desses símbolos em um produto não garante que ele será reciclado em todas as localidades, uma vez que a disponibilidade e a capacidade de reciclagem podem variar de acordo com a região.