Sabe aquelas notícias que enchem o mundo de alegria? Pois vamos compartilhar uma dessas com você. Afinal, atitudes e ações como esta devem ser divulgadas e mais, servirem de inspiração para muitas outras empresas e pessoas. Todo colaborador de uma empresa recebe benefícios, seja um plano de saúde, odontológico, vale, ou outros. Quem é autônomo pode contratar de forma particular, e ter a garantia de um serviço de saúde em casos de urgência ou quando necessitar. Mas e quem é catador? Pois essa categoria, assim como qualquer outra, realiza sua jornada de trabalho diariamente, e infelizmente não tem as bonificações adequadas.
Ou melhor, não tinha.
Pois agora, graças ao Instituto Heineken e a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis -, isso mudou. Foi anunciado dia 12/12/2022, durante a 9ª edição da Expocatadores, uma iniciativa para apoiar catadores autônomos. O projeto tem o intuito de levar atendimento para centenas de profissionais. O Hub Móvel oferecerá serviços de atendimento de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e orientadores de políticas públicas. E não para por aí, outros profissionais e serviços também vão fazer parte e, assim, promover mais qualidade de vida aos catadores da cidade – projeto piloto é impactar 1000 catadores ainda em 2023.
Demais, não é mesmo?! Afinal, dos 82 milhões de toneladas de resíduos que são produzidos no Brasil anualmente, 90% do material reciclável é coletado por catadores. E os catadores autônomos, foco do projeto, são uma parcela significativa que representa em torno de 80% do contingente de 800.000 catadores existentes no Brasil.
O Grupo Heineken realiza diversas parcerias e um lindo trabalho em prol desses trabalhadores, essenciais para a mudança que queremos ver no amanhã. O Instituto Recicleiros, e muitos outros pelo Brasil como so+ma, Ecogesto, Volte Sempre e Recupera, impactam diretamente cerca de 8 mil catadores cooperados¹.
O novo projeto, Hub Móvel, quer estender e, por que não dizer, levar esse olhar cuidadoso com o catador autônomo que está em uma situação ainda maior de vulnerabilidade na sociedade. Esse é primeiro passo para contribuir com a redução da precarização do trabalho de coleta autônoma e promover condições mais dignas para esses profissionais exercerem suas atividades.
Assim como o Instituto Heineken e a ANCAT, nós da Embapel apoiamos nossos parceiros catadores, em qualquer ação que promova a equidade e melhoria do setor deve ser incentivada. Pois somente juntos podemos mudar o mundo.
¹ https://exame.com/esg/grupo-heineken-e-ancat-oferecerao-servicos-de-saude-para-catadores-autonomos/