Serviços de Saúde para catadores autônomos é a melhor notícia que você lerá hoje

Sabe aquelas notícias que enchem o mundo de alegria? Pois vamos compartilhar uma dessas com você. Afinal, atitudes e ações como esta devem ser divulgadas e mais, servirem de inspiração para muitas outras empresas e pessoas. Todo colaborador de uma empresa recebe benefícios, seja um plano de saúde, odontológico, vale, ou outros. Quem é autônomo pode contratar de forma particular, e ter a garantia de um serviço de saúde em casos de urgência ou quando necessitar. Mas e quem é catador? Pois essa categoria, assim como qualquer outra, realiza sua jornada de trabalho diariamente, e infelizmente não tem as bonificações adequadas.

Ou melhor, não tinha.

Pois agora, graças ao Instituto Heineken e a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis -, isso mudou. Foi anunciado dia 12/12/2022, durante a 9ª edição da Expocatadores, uma iniciativa para apoiar catadores autônomos. O projeto tem o intuito de levar atendimento para centenas de profissionais. O Hub Móvel oferecerá serviços de atendimento de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e orientadores de políticas públicas. E não para por aí, outros profissionais e serviços também vão fazer parte e, assim, promover mais qualidade de vida aos catadores da cidade – projeto piloto é impactar 1000 catadores ainda em 2023.

Demais, não é mesmo?! Afinal, dos 82 milhões de toneladas de resíduos que são produzidos no Brasil anualmente, 90% do material reciclável é coletado por catadores. E os catadores autônomos, foco do projeto, são uma parcela significativa que representa em torno de 80% do contingente de 800.000 catadores existentes no Brasil.

O Grupo Heineken realiza diversas parcerias e um lindo trabalho em prol desses trabalhadores, essenciais para a mudança que queremos ver no amanhã. O Instituto Recicleiros, e muitos outros pelo Brasil como so+ma, Ecogesto, Volte Sempre e Recupera, impactam diretamente cerca de 8 mil catadores cooperados¹.

O novo projeto, Hub Móvel, quer estender e, por que não dizer, levar esse olhar cuidadoso com o catador autônomo que está em uma situação ainda maior de vulnerabilidade na sociedade. Esse é primeiro passo para contribuir com a redução da precarização do trabalho de coleta autônoma e promover condições mais dignas para esses profissionais exercerem suas atividades.

Assim como o Instituto Heineken e a ANCAT, nós da Embapel apoiamos nossos parceiros catadores, em qualquer ação que promova a equidade e melhoria do setor deve ser incentivada. Pois somente juntos podemos mudar o mundo.

¹ https://exame.com/esg/grupo-heineken-e-ancat-oferecerao-servicos-de-saude-para-catadores-autonomos/

Entre em contato

Posts Relacionados

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono refere-se à quantidade total de gases de efeito estufa, expressa em equivalentes de dióxido de carbono (CO2e), emitidos direta ou indiretamente

Novos horários de descarregamento

Caro cliente, por favor, veja abaixo os nossos novos horários de descarregamento: Recebimento TURNO DA MANHÃ:Das 08:00 às 11:30Durante o período das 11:31 às 12:00,