Um dia de quem faz a diferença: do reciclador e da coleta de lixo

Imagem de Post - Empabel

Dia 22 de Novembro é um dos dias mais importante para todos que defendem uma vida mais sustentável, tendo a reciclagem como um de seus principais alicerces. É o “Dia dos Catadores e da Coleta de Lixo.”

Mas a conscientização só é possível — bem como a comemoração da data — se todo este processo começar de dentro da sua casa.

Você é um dos principais agentes primários da reciclagem. É a partir da sua coleta e separação que podemos continuar trazendo produtos e serviços sustentáveis.

Portanto, neste dia tão importante, vamos entender um pouco mais sobre o reciclador e reciclagem. Fique com mais um blog post feito pela Embapel.


Reciclagem e Reciclador: termos que se completam

Reciclagem é um termo comumente usado para designar a reutilização de materiais processados ​​como matérias-primas para novos produtos.

Sua maior vantagem é a redução do uso de recursos naturais, normalmente não renováveis, e a redução da quantidade de resíduos que precisam ser finalizados, como aterro e incineração.

Além disso, com a reciclagem dos resíduos sólidos, o desperdício é reduzido e o lixo é depositado em locais inadequados.

Isso sem falar na redução do consumo de energia na produção e na geração de renda com a comercialização de energias renováveis.

Mas, para que a reciclagem ocorra de maneira correta, é preciso planejar e organizar toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento dos resíduos dos consumidores.

Na Europa, as pessoas os separam antes mesmo da reciclagem. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum, principalmente em cidades sem estruturas de reciclagem.

As pessoas devem ser alertadas para que possam começar a separar os resíduos recicláveis ​​dos não recicláveis ​​e orgânicos. 

Desta forma, a conversão de papel, metal, plástico e vidro será realizada com maior qualidade e higiene.

De acordo com os compromissos empresariais do Cempre-reciclagem, o Brasil produz cerca de 7 milhões de toneladas de resíduos urbanos.

Se o lixo não for separado corretamente, apenas 1% dele pode ser reciclado. Por outro lado, quando as pessoas separam o lixo em casa, a taxa de reaproveitamento passa de 70%.

Felizmente, contamos com um profissional que contribui diretamente com o processo de coleta de lixo. Mas isto não é o suficiente! Cada um de nós deve participar ativamente da seleção de materiais recicláveis.

Não é por acaso que todo dia 22 de novembro é comemorado o “Dia dos Catadores e da Coleta de Lixo”.

É uma forma de chamar a atenção das pessoas para os destinos dos resíduos sólidos e orgânicos.

Este último pode ser usado, por exemplo, como fertilizante natural. Na verdade, a reciclagem pode proteger nossos recursos naturais e beneficiar o meio ambiente.

Venha fazer parte dessa mudança, recicle conosco e vamos trabalhar em conjunto para dar um futuro melhor ao nosso planeta. Vem mudar o mundo com a Embapel, faça parte da nossa rede de clientes e fornecedores.

Entre em contato

Posts Relacionados

Imagem de Post - Empabel

Big Bags: As grandonas recicladas

Mas, afinal, o que são as Big Bags (você deve estar pensando)? Bom, são sacas contentoras feitas para transportar volumes médios de muitos materiais disponíveis,